jump to navigation

O fato de uma mulher estar no topo não que dizer que muitas poderiam estar… junho 3, 2008

Posted by ivanildafigueiredo in Noticias.
trackback

A disparidade entre as mulheres indianas

A Índia é a residência de Naina Lal Kidwai, vice-presidente e diretora-executiva do HSBC, e Preeti, uma menina de 10 anos que mora em uma favela em New Delhi. Naina representa as mulheres que cada vez mais possuem oportunidades de seguirem uma carreira de sucesso, enquanto Preeti representa a maioria das mulheres indianas, que aprenderam a aceitar sua condição de subordinação.

 

A Constituição indiana é considerada extremamente moderna ao lidar com os direitos das mulheres. No entanto, isso não significa que a teoria seja colocada em prática. Mesmo que as mulheres hoje possuam uma maior visibilidade do que há alguma décadas, ainda há uma vasta maioria que não tem acesso aos direitos garantidos na Constituição.

 

Por se uma sociedade tradicionalmente patriarcal, a Índia ainda possui valores que ainda permanecem arraigados em parte da população, como a crença de que filhas são inferiores no ambiente familiar. A preferência por filhos é clara quando analisamos o número de abortos de fetos femininos.

 

Devido ao seu status dentro da família, mulheres não possuem liberdade de escolha, antes ou depois do casamento. Tal falta de voz leva a casamentos arranjados, que na maioria das vezes ocorrem quando a noiva ainda não possui idade legal para casar. É dito que somente com mudanças na estrutura familiar que a situação poderá mudar.

 

Reconhecendo a situação desprivilegiada das mulheres na sociedade, iniciou-se uma briga para que sejam instituídas cotas para mulheres em legislaturas. Mesmo havendo uma oposição à iniciativa, esta já é um passo para uma maior igualdade.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: