jump to navigation

Células-Tronco Embrionárias no STF, não podiamos deixar de comentar. maio 31, 2008

Posted by ivanildafigueiredo in Noticias.
trackback

A questão do uso de células-tronco embrionárias (CTE) em pesquisas para fins terapêuticos, estava se perpetuando desde 2005 na Corte Constitucional brasileira. Até o início de 2008, dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal, apenas dois haviam votado a favor da utilização de CTE em pesquisas que possam futuramente desenvolver melhorias para a vida de portadores de deficiências físicas e doenças ainda sem cura.

 

Após os votos favoráveis do relator do processo, Carlos Ayres Britto, e da presidente do STF, Ellen Gracie, o julgamento foi interrompido devido ao pedido de vista de Carlos Alberto Direito. Apesar de muitos concordarem que a obrigação da Corte é apenas verificar a constitucionalidade e concordância com a Lei de Biossegurança no uso de CTE em pesquisas, acreditou-se que o catolicismo fervoroso do ministro Carlos Alberto Direito fosse interferir em seu voto.

 

Ainda nesta semana, dia 28/05, Carlos Alberto fez a leitura do seu voto sobre as CTE, permitindo as pesquisas, porém fez considerações sobre o tipo de embriões usados, que provavelmente inviabilizam as pesquisas de serem feitas.

– Se para salvar uma vida, negamos outra, sem salvação ficará o homem – afirma.

 

Apesar de críticos religiosos, principalmente católicos, afirmarem que as pesquisas com as CTE violam o direito à vida, 6 ministros do Supremo Tribunal Federal votaram a favor das pesquisas. Agora, o Brasil é o 1º país da América Latina a permitir as pesquisas com CTE. Além de permitir um avanço científico do Brasil, pois agora ele é o 26º país do mundo a ter essas pesquisas amparadas por lei, dá-se maior esperança a milhares de pessoas no tratamento de doenças que ainda não têm cura.

http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/05/28/e280522816.html

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: