jump to navigation

As ONGs tentam fazer o que nem a ONU, nem a comunidade internacional faz: lidar com Darfur, enquanto… maio 27, 2008

Posted by ivanildafigueiredo in Noticias.
trackback

Os obstáculos de Darfur

A região de Darfur é o palco de um dos maiores conflitos da atualidade. Como grande parte dos países africanos, seus problemas vêm da colonização, no caso britânica, que deixou o país nas mãos da elite muçulmana árabe. Acreditando que estavam sendo desfavorecidos em relação aos muçulmanos de etnia árabe, os muçulmanos negros de Darfur se rebelaram contra o governo.

 

Para conter a revolta, o governo enviou milícias árabes, os Janjaweeds. Estes são responsáveis pela maior parte das atrocidades cometidas na região, como estupros, assassinatos, seqüestros e incêndios. No entanto, o Estado não esperava que a fragmentação dessas milícias chegasse ao número que chegou. Segundo especialistas, esse é um dos obstáculos para a conclusão do conflito.

 

De acordo com estudiosos, outro problema são os refugiados. O número de pessoas desalojadas e que deixam o país cresce assustadoramente. A maioria se encontra hoje no Chade. Essa camada da população se encontra à mercê de auxílio humanitário. Porém, o Sudão não confia na comunidade internacional, dificultando ainda mais que esse auxílio seja prestado.

 

Finalmente, o último obstáculo para o fim do conflito é a parceria sudanesa com a China. Este é um dos maiores compradores do petróleo sudanês, argumentando que seu comércio ajuda no crescimento do país. No entanto, a China, em troca, vende armas para o Sudão, que repassa uma quantia considerável destas para os Janjaweeds.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: