jump to navigation

E quem paga são os defensores… maio 26, 2008

Posted by ivanildafigueiredo in Noticias.
trackback

Em uma recente declaração, a China argumentou que sua concepção de direitos humanos é diferente da que o ocidente possui. No entanto, certos direitos podem ser considerados universais, como a liberdade de expressão. O caso de Hu Jia trás à tona a dificuldade de acesso à justiça no país.

 

Ativista chinês dos direitos humanos condenado a pena de prisão

Hu Jia, um ativista de direitos humanos e dissidente, foi condenado a três anos e meio de prisão por “subverter” o Estado chinês.

 

Hu, de 34 anos, que estava sob custódia desde dezembro do ano passado, por criticar as potências ocidentais e grupos de direitos humanos, foi também privado de seus direitos políticos pelo período de um ano segundo pronunciado em seu julgamento pelo Primeiro Tribunal Popular Intermediário de Pequim, em sua presença e de familiares.

 

A ele foi decretada a pena por conceder entrevistas aos meios de comunicação estrangeiros repetidamente instigando outras pessoas a “subverter o poder político estatal e o sistema socialista,” de acordo com o tribunal.

 

O caso de Hu, que veio a público falar dos direitos democráticos, e pedir liberdade religiosa e de autonomia para o Tibete, chamou atenção sobre a questão dos direitos humanos na China.

 

No Brasil, a Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal possui um programa de proteção aos defensores de direitos humanos para garantir a segurança do defensor e a continuidade de seu trabalho, prevenindo ameaças e situações de vulnerabilidade, implementando políticas ativas de desarticulação, desmantelamento e punição dos agentes agressores, e combatendo a nova tendência de criminalização das atividades dos defensores.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: