jump to navigation

Pais e mães lideram agressões e violação dos direitos das crianças maio 20, 2008

Posted by ivanildafigueiredo in Noticias.
trackback

A maior parte das agressões a crianças vem daqueles que deveriam zelar por sua segurança. Por serem ainda não possuírem autonomia, estas dependem muitas vezes que outros adultos façam denúncias por elas. Dessa forma, seu acesso à justiça se torna restrito.

 

Pais e mães são os que mais agridem crianças e adolescentes no Brasil, e para agravar ainda mais a situação, aquelas instituições, como escolas e creches, que deveriam proteger e cuidar delas também violam seus direitos.

 

Em grande parte dos casos as mães são flagradas por negligência, por deixar crianças sozinhas em casa, expostas ao perigo, ou manter as um pouco mais velhas tomando conta de irmãos menores. Em seguida, vêem as agressões físicas. No caso da violência paterna, as denúncias são principalmente de agressão física ou estupro.

 

A experiência dos conselheiros tutelares mostra que denúncia é feita ao Conselho Tutelar somente quando a situação é grave e a criança já sofreu muito, porque a maioria das pessoas tem receio de denunciar.

 

Com o intuito de solucionar o problema, o governo federal criou o Disque 100, que recebe denúncias em ligação gratuita, e prevê a possibilidade de anonimato.

 

Sabe-se que a maioria dos agressores foi vítima de algum tipo violência na infância e, depois, reproduziu o mesmo comportamento.

 

Como garantir direitos às crianças se aqueles que deveriam protegê-las e lutar por seus direitos são os mesmos que os violam do pior modo?

 

Link:http://oglobo.globo.com/sp/mat/2008/04/23/pais_maes_lideram_agressoes_violacao_dos_direitos_das_criancas-427019896.asp

 

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: