Ataques a imigrantes quadruplicaram na Espanha, diz Anistia maio 16, 2008
Posted by ivanildafigueiredo in Noticias.trackback
Com o crescimento da imigração, os casos de xenofobia também vêm crescendo nos EUA e em países europeus. Entre esses, a Espanha se destaca pelo grande número de ataques a imigrantes, que segundo a Anistia Internacional, são extremamente vulneráveis pela falta de proteção oferecida pelo governo.
De acordo com relatório da Anistia Internacional, os índices de ataques racistas e xenófobos contra imigrantes quadriplicaram na Espanha desde 2006, e o país é um dos que menos oferecem proteção aos estrangeiros na Europa.
A atuação da polícia em relação aos imigrantes é criticada pelo documento, tanto no controle de identidade como nas denúncias de maus-tratos e torturas “com componentes racistas”.
As mulheres seriam as mais expostas a torturas em forma de agressões sexuais sob custódia de policiais, sem qualquer proteção do Estado às vítimas. As vítimas são brasileiras, seguidas por búlgaras, colombianas, equatorianas, nigerianas, ucranianas e russas, entre 18 e 25 anos.
A Anistia Internacional diz ainda que há 4 mil queixas policiais por ano no país por racismo e xenofobia a grupos de imigrantes, homossexuais e ciganos.
O relatório ainda denuncia a ausência de jurisprudência relativa a crimes racistas e um organismo de combate à discriminação racial.
Segundo estatísticas da Anistia Internacional, seis entre cada dez espanhóis associam a imigração com a delinqüência.
Link: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u391265.shtml
Comentários»
No comments yet — be the first.