jump to navigation

Voluntariado leva Direito à escola pública abril 14, 2008

Posted by ivanildafigueiredo in Noticias.
trackback

O trabalho voluntário de estudantes de Direito de uma universidade de Maringá tem ajudado a levar noções de cidadania e legislação a cerca de 400 alunos de uma escola estadual do município de Sarandi, também no Paraná. Desde o início de março, eles dão palestras, fazem panfletagem e ensinam a obter documentos e a usar leis como o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e a Lei Maria da Penha (de proteção às mulheres).

 

A iniciativa, chamada “Cidadão nota 10”, é realizada por sete alunos do CESUMAR (Centro Universitário de Maringá) e direcionada a alunos do ensino médio. Todas as exposições são acompanhadas de exemplos práticos, segundo Pepinelli. “Quando falamos sobre a defesa da mulher, usamos um caso que aconteceu na escola, onde um menino torceu, em uma brincadeira, o dedo de uma menina. Dissemos que aquilo pode ser lesão corporal. No direito do consumidor, mostramos o que pode acontecer caso eles deixem de pagar a conta de luz duas vezes e depois voltem a pagar. A luz pode ser cortada ou não pode ser cortada?”.

 

Para complementar as palestras, os universitários desenvolveram um jornal, que será entregue aos 400 alunos. “Fizemos um resumo prático do que foi abordado. Dizemos os documentos necessários para tirar o CPF, o prazo para reclamar sobre um bem móvel, entre outras coisas. Com isso, o aluno pode mostrar para o pai, para a avó. Falar: ‘olha tio, se você está com esse problema, é assim que se resolve”, ressalta.

 

A ação faz parte do projeto “ODM Universidades”, que estimula estudantes do ensino superior a trabalhar voluntariamente em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM, uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015). Ela é coordenada pelo UNV (Programa de Voluntariado das Nações Unidas), em parceria com IIDAC (Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania) e a AMUSEP (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense) – que reúne 30 municípios do norte do Paraná, inclusive Sarandi. O projeto acontece em Maringá desde julho de 2006 e já foi implementada em Natal (RN), Salvador (BA) e Anápolis (GO).

Fonte: PNUD.ORG.BR

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: